5 de março de 2010

Zonas Costeiras


Caracterização Geológica
As zonas costeiras são características pela intensa acção da água do mar sobre o litoral, resultante do movimento das ondas e correntes marinhas. A actividade geológica do mar compreende a erosão, o transporte de sedimentos e a respectiva acumulação. Esta acção dá origem a formas de relevo de erosão, como as arribas, e formas de deposição, de que são exemplo as praias, resultantes da acumulação de sedimentos em faixas junto à orla costa.

Factores de risco e consequências possíveis:
- Ocupação antrópica de zonas da orla marítima que acarrete a destruição de formações geológicas, como as dunas, que protegem o litoral da acção erosiva do mar e dos ventos.
- Construção em zonas de arriba que aumentam a possibilidade de derrocadas.

Prevenção:
- Planos de ordenamento da orla marítima que permitem uma ocupação destes locais e a demolição das construções que não respeitam esses planos de ordenamento, minimizando o risco geológico.
- Construções artificiais com vista a regularizar os ritmos de abrasão e deposição do mar, como paredões (construções paralelas à linha de costa) e esporões (construções perpendiculares à costa). Estas construções resolvem os problemas num determinado local e agravam-no noutros, provocando a necessidade de novas intervenções.


Reflexão:
As zonas costeiras são caracterizadas pela inversa acção da água do mar sobre o litoral. Assim, devemos evitar a construção de portos ou marinas, pois podem provocar alteração de correntes marinhas. Isto altera os ciclos de abrasão e de deposição marinhos, provocando, por exemplo, a erosão interna de uma praia. Portanto para minimizar este problema, as construções artificiais com vista a regularizar os ritmos de abrasão e deposição do mar como os paredões e os esporões seriam a melhor solução.

Fonte: Silva, A. ; Gramaxo F.; Santos M. ; Mesquita A. E Baldaia L. Porto Editora (2003), “ Terra, Universo de Vida”, Geologia  -11ºano.




Sem comentários:

Enviar um comentário